Propaganda enganosa
Fonte: Jornal de Nova Odessa
No último dia 6 Nova Odessa sediou, no pavilhão ExpoAmérica, o show da dupla sertaneja Victor & Léo, em mais uma etapa do evento "Circuito TIM Azul". Mas, paralelamente aos registros sobre a realização da apresentação musical dos famosos irmãos, houve notícias sobre o lamentável fato de que um dos parceiros na realização do evento divulgou, em anúncios de jornais, rádios e outdoors, que o show ocorreria em Americana. A atual Administração conseguiu reaproveitar o local, antes chamado de Anhanguera Rural Center, e até então abandonado. O pavilhão estava em estado de abandono, sujeito a invasões por usuários de drogas e sofrendo furtos constantes. Mas através da ação da Prefeitura, foi encontrado um parceiro que recuperou o local e o tornou um dos orgulhos de Nova Odessa, recebendo grandes shows, formaturas e exposições, inclusive auxiliando o desenvolvimento do comércio, da rede hoteleira e dos restaurantes. Entretanto, parte da divulgação do importante show da dupla sertaneja optou por mencionar como local a cidade de Americana. Houve quem analisasse isto como ?propaganda enganosa?. O site da própria ExpoAmérica, bem como o material da Assessoria de Imprensa do pavilhão, informam corretamente a cidade de localização como sendo Nova Odessa. Portanto, nota-se que o ?equívoco? talvez tenha sido meramente uma estratégia de marketing, tendo em vista a fama da Festa do Peão de Americana. A Prefeitura de Nova Odessa cobrou formalmente os responsáveis pelo espaço ExpoAmérica a respeito da situação e, na oportunidade, houve a informação que o equívoco foi cometido por apenas um dos parceiros na realização do evento. Segundo relatos, o responsável pelo espaço, que não compactuou com a "troca" de cidades, solicitou a correção ao parceiro, mas não havia mais tempo de mudar a situação. De qualquer modo, já tinha sido criado um desconforto em relação aos novaodessenses, que se sentiram desprestigiados e subjugados. Houve duras críticas dos vereadores Antonio Rezende (PDT) e ângelo Roberto Réstio (PMDB) e a manifestação oficial da Prefeitura, após o JNO publicar os ataques pontuais dos parlamentares. Agora, vamos às considerações. Pela ética da publicidade, como em qualquer área, não é permitido falsear a realidade. Mas é possível adotar subterfúgios para contornar qualquer situação. Por exemplo, se tivessem divulgado este evento como: "No trevo entre Americana e Nova Odessa". Ou seja, é uma maneira de flexibilizar a informação sem deixar a verdade de lado. Mas nem todos os responsáveis pelo marketing e a publicidade pensam ou agem assim.